terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobre coisas extraordinárias

Se você soubesse que em algum momento algo de grandioso, mas muito grandioso, iria acontecer na sua vida, como você se prepararia? Às vezes nós não recebemos as coisas grandiosas que esperamos porque não nos preparamos para recebê-las. Ou pior do que isso, nós as recebemos, mas não valorizamos sua grandiosidade por falta de preparação para essa percepção.

Acredito que algo fantástico que ainda conservamos na nossa cultura é o dia da noiva. O auge da data está no momento da celebração do matrimônio, certo? E para que a noiva "dê conta do recado", ela passa o dia inteiro em preparação para esse momento. Ela pinta as unhas, faz massagem, toma banho relaxante, arruma cabelo e maquiagem; tudo para que ela esteja impecável na hora da celebração. Ela se prepara para o extraordinário.

Agora imagina se ela não faz isso tudo... Se ela não faz cabelo, maquiagem e unhas; se ela usa qualquer vestido; se toma banho de 5 minutos... Aquilo que deveria ser extraordinário na sua vida se tornaria mais um dia qualquer, somente mais um ordinário no montante de outras coisas simplesmente comuns e cotidianas. O extraordinário perderia o seu valor.

E por mais tolo que esse exemplo possa ser, ele é muito real na cultura apressada em que vivemos. Muitas vezes rezamos por algo, temos anseios vindos do fundo do coração que fazem parte da vontade de Deus... (Pausa para explicação: Creio que Deus não coloca desejos no nosso coração que Ele já não queira preencher, mas é necessário notar que nem todo desejo que há no coração deve ser vindo de Deus. Existem muitos desejos que são frutos tanto da concupiscência como do nosso próprio orgulho. É preciso discernir em oração se o anseio do coração também faz parte do coração de Deus.) Enfim, desejamos algo que Deus já deseja nos dar, mas não fazemos do tempo de espera esse "dia de noiva" e ficamos despreparados de tal maneira que não vemos o extraordinário passar, ou ele nem consegue chegar...

C.S.Lewis, em As Crônicas de Nárnia, diz: "coisas extraordinárias somente acontecem com pessoas extraordinárias."  Acho que não existem pessoas que foram mais predestinadas às coisas extraordinárias que outras. Ao contrário, elas só entenderam que é necessário se tornar extraordinário para alcançar aquilo que elas vão lidar com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário