quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sobre Adão, Eva, o que há no meio, discurso, facebook e ego.

Era uma vez um casal que vivia feliz e contente e era muito amigo de Deus. E o final da história é que eles não eram mais amigos de Deus. O que aconteceu no meio? Sério, o que aconteceu?
Você já deve ter ouvido falar desse casal, Adão e Eva, e recentemente eu não paro de pensar neles, algo meio involuntário, de fato, já que deu uma moda de postar que nada disso foi verdade. E quanto mais a negam, mais se torna verdade encarnada...
Acho que quando você obedece uma pessoa que pensa da mesma forma que você, isso não é obediência, é conveniência. Mas quando você obedece alguém que pensa diferente, aí está uma obediência legítima.
Na filosofia da negação da gênese por parte divina, outro argumento emerge, de que o ser-humano é livre para realizar as suas vontades. Embora isso seja meia-verdade, acredito ser mais correto afirmar que o ser-humano é livre para NÃO realizar as suas vontades. Não me chame de louca ainda. Já vou explicar esse pensamento: Todo aquele que só deseja realizar as suas vontades, achando que isso trará felicidade, fica aprisionado pelos seus sentimentos. Todo alcoólatra tem vontade de beber, sua força está em dizer não a esse impulso. Toda vez que eu acordo, tenho vontade de faltar o trabalho porque quero ficar dormindo mais um pouco, e é necessário que eu diga não também a esse impulso. Ou, até na falta de vontade, ter que dizer sim! Não quero ajudar minha mãe nas compras, mas mesmo assim eu vou fazer. Não quero tomar um remédio, mas vou dizer sim. Não tenho vontade de rezar, mas vou rezar, mesmo não tendo impulso. A liberdade está em superar desejos e sentimentos para trabalhar em favor de uma moral correta.
Adão e Eva: O primeiro erro, gerador de todos os outros erros, é a desobediência em favor dos desejos impulsivos. A consequência? Egocentrismo. Porque a desobediência parte da premissa que "eu sei o que é melhor pra mim, mesmo que haja uma pessoa me dizendo o contrário". E no egocentrismo não há teocentrismo. A decisão do rompimento com Deus não partiu de Deus, partiu deles, Deus somente verbalizou o que já era óbvio: A impossibilidade de servir a dois senhores.
E todos os dias que eu entro no facebook, ou em qualquer outra rede ou mídia, tudo se mostra da mesma maneira: discursos de "eu sei o que é melhor pra mim", "nenhuma religião me diz o que fazer", "eu sigo isso, MAS...." Enfim, discursos de egocentrismo que estão a uma farpa de se tornarem discursos de "eu sou meu próprio Deus".
Tenho medo da era em que vivemos. 

Um comentário:

  1. Eu também tenho medo amiga. E oro a Deus para que um dia possamos ter um pouco mais de lucidez para entender que aquilo que vem Dele não está contra mim e sim ao meu favor. O abandono de um pecado ou de posturas que não condizem a minha fé não é uma ditadura é um passo a caminho da MINHA felicidade. Pode parecer loucura, mas acho esse caminho tão mais fácil do que viver de mundo em mundo buscando uma satisfação passageira que nunca me levará ao final do qual fui criada. Tudo culpa do egocentrismo, como você bem citou. Aprendi com um grande cara - aquele que você costumava dar aulas de inglês antes de ir passar um tempo com o Tio Sam - que só encontramos a nossa felicidade quando encontramos a nossa vocação. E a nossa vocação não está "por aí", ela está em Deus. Mas para encontra-la o ser humano precisa ser "livre para NÃO realizar as suas vontades". E infelizmente, para muitos, é aí que mora o problema. Oremos!

    Adorei amiga!

    Por isso que eu te amo! \o/

    "Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente" - Filipenses 3,16

    ResponderExcluir